Crónicas  / Já cá não está quem falou  /  Uma arte do pormenor ou um preâmbulo para desatentos

Uma arte do pormenor ou um preâmbulo para desatentos

No chamado consenso geral (ou público) uma das aparências que o alienado ainda reveste é a de poeta. A lua, a própria lua mudou de carreira. Ontem, lugar-comum de deliquescências e de mistérios de pacotilha; hoje, biscoito para astronautas – a lua já ganhou o seu estatuto. Bem o merecia essa picada das bexigas, coitada! Quanto ao poeta, temos conversado…

Não! É agora que principiamos a conversar.

Pode acontecer que o poeta se desacerte ao abotoar-se, diga «perdão!» quando é pisado por vocês, faça uma declaração de amor a um marco do correio, não saiba ganhar a (vossa) vida… Pode acontecer. Mas acautelai-vos: o poeta é um distraído terrivelmente atento. A sua distracção é pura economia. Apostado em caçar o essencial, o poeta resvala de olhos vagos pelo que já viu e reviu. Ele sabe que até morrer nunca mais terá tempo. Como quereis que perca o tempo que não tem – convosco? Ou melhor: com aquilo que, em vós, é mero ornato repetido até à náusea?

Que sois (muitos de vós) dolorosamente grotescos, que as vossas mulheres (venham as excepções!) não passam de «tristezas sobre pernas», que olhais uns para os outros com o ar de quem vê uma desalentada excrescência de si próprio, que os vossos filhos só garantem, no pior dos casos, a sobrevivência da vossa espécie – tudo isso (e não é pouco!) o poeta sabe e ressabe.

Já estou daqui a ver um senhor (há sempre «um senhor», pelo menos, que pode ver-se «daqui»…) a levantar contra mim a acusação de anarquizante ou passadista. Pois se ele até há poetas perfeitamente integrados numa vida normal!

Desconfie, senhor, desconfie! Ou não são poetas ou integraram-se na vida «normal» para, distraidamente, o observarem a si…

 

Eu não sei quem inventou a graça de que Nicolau Tolentino foi um crítico amável dos costumes do seu tempo, mas o certo é que a graça corre. Provavelmente, achou esse inventor (que pode ser muita gente) que o Poeta devia ter ido mais longe nas suas críticas ou adoptado, nelas, uma atitude mais frontal.

Da amabilidade de Tolentino formamos, com certeza, conceitos diferentes, eu e o inventor da graça. Quanto ao dever ir mais longe, não sabemos que baliza o Poeta teria fixado para si mesmo, se é que fixou alguma – não é verdade? Apoucá-Io por atitudes menos frontais é ignorar o que significa ser um poeta faceto.

E aqui chegamos ao ponto essencial destas notas para desatentos…

Primeiro, avise-se quem for de avisar que, passados quase duzentos anos sobre o homem Tolentino, já é tempo de dar ao Poeta o pleno direito às suas contradições… (Ninguém se lembraria, hoje, de afirmar, por exemplo, que François ViIIon foi um grande poeta mau grado a prosaica circunstância de ter sido salteador de estradas…)

De «pedinchão» a fustigador «amável» dos costumes, Tolentino tudo aguenta. Deixem-no, pois, em paz – e leiam-no.

… E leiam-no como deve ser lido: como consumado artista do pormenor concreto, que é assim que eu entendo Tolentino, o faceto.

Entre a anedota e o pormenor concreto, entre o fugaz e o típico, entre o que vale para o círculo-de-amigos e o que fala aos contemporâneos (e, por «vingança» no tempo, aos vindouros) que partido «tomou» Tolentino? Fácil teria sido quedar-se o Poeta na simples gazetilha dos sucessos do seu dia a dia. Pela rama é que se fala do bosque quando não se quer ver o bosque. Apertado por mesquinhas circunstâncias duma vida que ele parece ter desejado viver sob o estatuto da «normalidade», Nicolau bem podia haver (mal) optado pela tal amabilidade que lhe assacam os que de «brutalidade» não entendem mais que o palavrão ou a agressão frontal. Mas Nicolau tinha as suas subtilezas, os seus vieses. Foi assim que soube preservar, no meio das insignificâncias dum quotidiano sem relevo, uma visão implacável e irónica da sociedade do seu tempo. Objectar-se-á que ele fez uma crítica movida de cima para baixo, uma crítica de galarim para a plateia, mas Honoré (de) Balzac – e abstraímos da salvação das devidas proporções – que teria feito? Se o ponto de vista donde a visão procede é importante, a objectividade da visão não o é menos.

À consciência da fugacidade do tempo, da transitoriedade de tudo, pode reagir-se de infinitas maneiras. A minha pessoal maneira de reagir (e peço perdão dela vir ao caso) é a amarração ao efémero do tempo e do sítio em que, por insondáveis carambolas, me é dado viver. Mas o efémero que representa o meu aqui-agora e que eu, muito humanamente, desejo fixar (com todas as suas – e minhas – contradições, opções, lutas, etc.), tem o seu peculiar décor, os seus adereços, as suas típicas personagens, a sua acção, os seus dizeres. Se eu não me pormenorizar neles, ao mesmo tempo deles tomando distância mediante uma operação de sobrevivência chamada ironia, que testemunho darei a mim mesmo (a mim mesmo como consciência angustiada da efemeridade da minha vida) do tempo-sítio que é o meu para mim?

Ora é precisamente esta consciência angustiada que eu julgo ver por detrás da pachorra tolentinesca e do seu culto do pormenor concreto. Não se trata de arqueologia, mas de poesia. A arte do pormenor, em Tolentino, se nos pode dar muitas indicações pitorescas sobre o quotidiano da época, dá-nos, com certeza, muito mais, a cosmovisão do Poeta.

Não cabe nos limites do preâmbulo, nem nos da minha competência, explorar mais a fundo esta direcção.

Nicolau Tolentino pede leitura-de-linha-e-entrelinha – ele que preferiu viver sob capa de estatuto, que se integrou na vida «normal» para, distraidamente, nos observar a nós, como fomos e ainda vamos sendo…

«Alienado» ou com estatuto de homem «normal», o verdadeiro poeta sabe, com o Mestre Tolentino, que:

Não nasce homem para si.

 

«Uma arte do pormenor ou um preâmbulo para desatentos»: prefácio a Obras de Nicolau Tolentino de Almeida, Lisboa, Estúdios Cor, 1969.
Uma arte do pormenor ou um preâmbulo para desatentos
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir na sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade