Crónicas  / Já cá não está quem falou  /  Exercício para reciclagem de escritores

Exercícios para reciclagem de escritores

I

Faça um descritivo elucidando se, na sua região, há terrenos de pastagem e se os pastos nascem espontaneamente ou se são semeados. Diga quais são as principais ervas desses pastos e que animais se criam na sua terra. Informe ainda se, na sua região, existem lobos, javalis e outros animais bravios, se se criam muitos animais de capoeira e se há caça. Conclua o seu exercício dizendo como são aí aproveitados os animais e os seus produtos.

 

II

«Estado Novo! Novo Sol nos cobre!
Aquece todos sem ‘squecer nenhum.
Não serve mais o rico do que o pobre
Serve a todos, não serve só a um. »

 

Reproduza em prosa, por palavras suas e desenvolvendo o seu significado, a quadra acima. A propósito conte o que mais souber respeitante ao assunto relacionado com a mesma estrofe.

 

III

Existe algum curso de água na sua terra? Caso afirmativo, como se chama? Donde vem a água geralmente aproveitada para as regas? É para uso doméstico? Há algumas nascentes na sua terra? E lagos ou pântanos? Que engenhos se empregam para elevar a água destinada às culturas de regadio e aproveitá-la como energia motriz? Dentre esses engenhos, quais são os mais usados na sua região?

 

IV

Certa mulherzinha, muito pobre e doente e mãe de quatro filhos, tem o marido ausente, vai para três anos, na capital do Brasil. Há perto de dois anos que este lhe não escreve, apesar de gozar boa saúde, o que se sabe por informações de uns vizinhos chegados há pouco da mesma terra. Como é de supor, são grandes as privações por que tem passado a mulherzinha, pois, assim pobre e doente, não pode sustentar e vestir os seus filhinhos, ainda todos pequenos. Enfim, uma grande desgraça, agravada pela fome, pela doença e pelo abandono do marido. Com estes elementos e a pedido da infeliz mulher, que é analfabeta, redija, em nome dela, uma carta ao marido, narrando-lhe a miséria do quadro e solicitando-lhe ao mesmo tempo, com a maior urgência, todo o amparo e protecção.

 

V

Copie com a sua melhor caligrafia a frase seguinte:

A minha Pátria é a mais linda de todas as Pátrias: merece todos os sacrifícios!

 

«Exercícios para reciclagem de escritores»: A Luta, coluna «A Comarca», 17 de Julho de 1976.
Exercício para reciclagem de escritores
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site está a consentir na sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade