A BIBLIOTECA

Livros, para que vos quero?

Por que não pomos em comum os nossos livros sem perdermos a propriedade e, até, a presença deles? Milhares e milhares de livros dormem, sem préstimo (ou com um préstimo muito relativo), nas estantes de todos nós. Um capital de cultura tão considerável deve estar assim parado, sem render? […]

Não exige grandes instalações centrais, apenas uma salinha para meter os ficheiros e a mesa onde os bibliotecários, que podem ser voluntários e funcionar, revezadamente, a título gracioso, manuseiem as suas fichas e a restante papelada.

Já cá não está quem falou,  ed. Maria Antónia Oliveira e Fernando Cabral Martins, Lisboa, Assírio & Alvim, p. 168

A biblioteca possível de Alexandre O’Neill

 

A biblioteca particular de Alexandre O’Neill encontrava-se na casa situada na Rua Machado dos Santos (antiga Rua de S. Pedro) em Constância, onde o poeta, desde 1980, morou durante as temporadas que passava na vila.
A coleção constituída por 3461 títulos, entre monografias, periódicos e outros materiais, foi doada pelo filho mais velho do escritor, Alexandre Delgado O’Neill, ao Município de Constância. A doação foi aceite e oficializada em 22 de outubro de 1986. A biblioteca municipal de Constância, constituída a partir do acervo de Alexandre O’Neill, foi inaugurada a 4 de abril de 1994.

Em 2005 a coleção foi colocada num espaço próprio e recebeu ainda uma segunda doação, desta vez de Laurinda Bom, que oferece a última máquina de escrever de O’Neill e quatro fotografias do poeta. A coleção teve ainda uma nova doação da realizadora Noémia Delgado, constituída por 27 monografias de arte, que foram incorporadas na coleção O’Neill.

Em dezembro de 2016, foi feita uma requalificação do espaço onde se encontra a coleção, agora com o nome «Espaço Memória Alexandre O’Neill». Em 2018, no âmbito do projeto Lugares de O’Neill, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (no âmbito do Programa de Língua e Cultura Portuguesas) e desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, entre 1 de fevereiro e 30 de abril, o mestrando Gonçalo Santos, no âmbito deste projeto, trabalhou no processo de tratamento técnico-documental deste acervo bibliográfico. estando agora a equipa da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill responsável pela sua conclusão.

Neste momento, são dois técnicos BAD, sob a supervisão do responsável da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, que estão responsáveis pela conclusão do tratamento técnico-documental da biblioteca pessoal de O’Neill, sendo expectável a sua conclusão durante o ano de 2020.

Para aceder à biblioteca particular de Alexandre O’Neill clique aqui.

Algumas dedicatórias

Alexandre Pinheiro Torres 1
Alexandre Pinheiro Torres 2
Baptista-Bastos
Carlos Drummond de Andrade
Mário Cesariny
Haroldo de Campos
Herberto Helder
José Cardoso Pires
Natália Correia
Vinicius de Moraes